terça-feira, 14 de setembro de 2010

Livros sobre vampiros afetam comportamento de jovens

Cientistas e professores de literatura promoveram encontro em Cambridge, Inglaterra, para discutir como livros sobre vampiros e outras fantasias podem afetar a mente dos jovens. O objetivo é estudar como a adolescência é afetada por estes livros. As informações são do site LiveScience.
O maior exemplo dado pelos cientistas é o livro Crepúsculo, que fez sucesso também nos cinemas. Há a possibilidade de livros fantasiosos afetarem de forma negativa o cérebro dos adolescentes. Os jovens são mais suscetíveis a influência de qualquer coisa que esteja próxima a ele, como experiências, objetos, literatura e música, por exemplo.
"O cérebro de um jovem processa informações de forma diferente a de um adulto", disse a apresentadora do encontro, Karen Coats, professora de inglês da Universidade de Ilinóis, Estados Unidos, em entrevista ao site. "Portanto, eles têm mais dificuldade em perceber que modelos estão seguindo, podendo ser influenciados por livros de fantasia e nem perceber".
Durante o encontro, foi discutido o livro Crepúsculo, e como ele pode contar partes antifeministas, e como isso pode mudar o comportamento dos jovens fãs da série. Alguns dos pesquisadores disseram que as mulheres fãs do livro são influenciadas e passam a adotar comportamento passivo em relação aos homens.
Outro objetivo do encontro foi discutir o porquê dos jovens gostarem tanto de história com vampiros e zumbis, e como isso afeta o comportamento além da leitura de um livro.


(Terra)


Mais uma vez a [verdadeira] ciência confirma as palavras de Ellen White, que há mais de uma século atrás afirmou: "Há outra espécie de livros - histórias de amor e contos frívolos e excitantes, livros estes que são uma maldição para todo que os lê, mesmo que o autor possa aplicar uma boa moral. Muitas vezes declarações religiosas se acham entretecidas por todos esses livros; mas na maioria dos casos Satanás apenas está vestido em trajes de anjo para enganar e seduzir os incautos. A prática da leitura de histórias é um dos meios empregados por Satanás para destruir as almas. Produz satisfação falsa e doentia, agita a imaginação, inabilita o espírito para a utilidade e para todo exercício espiritual. Afasta a alma da oração e do amor às coisas espirituais."


(Ellen White; Conselhos para Professores, Pais e Estudantes; página 134)

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço para comentários - é proibido:

-Agressão verbal
-Propaganda
-Desrespeito

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More