domingo, 10 de outubro de 2010

Terremoto atinge Brasília

Um terremoto de 4,5 graus na escala Richter, considerado de intensidade moderada, foi sentido ontem em Brasília, provocando correria e sustos. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi um dos maiores já registrados na região central do País. O epicentro foi a 250 km da capital federal, na divisa entre Goiás e Tocantins, onde os pesquisadores observam atividade sísmica desde a década de 1990.

Um terremoto dessa intensidade já pode provocar danos, mas é incapaz de derrubar prédios, segundo o professor George Sand França. "Só vai balançar um pouquinho", comentou.

França, no entanto, observou que na região do município de Mara Rosa (GO), próxima do epicentro, o impacto foi maior. O terremoto foi registrado às 17h17 pelo Observatório Sismológico da UnB. Segundo os pesquisadores, a duração na região deve ter ficado entre 20 e 30 segundos no epicentro, enquanto que em Brasília não passou de 5 segundos. A avaliação preliminar da UnB é a de que o terremoto foi causado por movimentos bruscos em falhas da placa sul-americana.

Fuga. O prédio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) foi esvaziado após o tremor. Assustados ao perceberem que o chão estava tremendo, funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também abandonaram a Corte. No fim da tarde, integrantes da equipe de segurança avisaram que a situação já estava normalizada e todos poderiam voltar ao trabalho. Funcionários do 4.º andar do Palácio do Planalto também sentiram tremores e foram orientados pela segurança e pelos bombeiros a descerem pelas escadas. Mas o prédio não foi evacuado.

O Corpo de Bombeiros atendeu chamadas de moradores de várias regiões do Distrito Federal, como Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto. O maior terremoto anterior da história do DF ocorreu em 2000, tendo como epicentro a cidade-satélite de São Sebastião; na ocasião, a magnitude chegou a 3 graus. Mesmo assim, o tremor de ontem passou batido para alguns brasilienses, como a arquiteta Rosângela Correa. "Estava encostada na parede, quando senti o tremor. Estava tão concentrada numa tarefa que nem me importei", disse. Ela trabalha em um edifício no centro de Brasília.

Segundo França, no dia 4 um tremor de 3,6 graus foi sentido na mesma região entre os Estados de Goiás e Tocantins, o que indica que novos terremotos podem ocorrer. "Todo tremor quando ocorre tem a possibilidade de ocorrer réplicas. Normalmente a natureza responde com magnitude menor que o normal, mas nunca podemos afirmar se será maior ou menor."

Agora, os professores da UnB trabalham para fazer uma localização mais exata do epicentro do terremoto que sacudiu Brasília ontem.

(Estadão)

Nota: Pensar que cresci ouvindo dos meus professores que terremotos no Brasil era algo praticamente impossível de acontecer. Porém hoje já se tornou algo comum. As palavras de Jesus nunca falham. Como Ele disse: "Porquanto...haverá...terremotos, em vários lugares." Mateus 24:7. Já não está se cumprindo? Que pode o homem afirmar agora?

1 comentários:

Obrigado pelo apoio lá no meu blog, George. Que Deus possa continuar a abençoar este seu blog também. É o desejo e oração do seu amigo e irmão de fé, André Luiz.

Postar um comentário

Espaço para comentários - é proibido:

-Agressão verbal
-Propaganda
-Desrespeito

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More