quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

40% dos americanos são Criacionistas

Quatro em cada 10 americanos acreditam que Deus criou os homens, da forma como são hoje, em algum momento dos últimos 10 mil anos.


Esse é um dos resultados de uma pesquisa feita pelo Gallup Group que, desde 1982, realiza estudos sobre a opinião dos Estados Unidos em relação ao criacionismo e evolucionismo.


Outros 38% dos entrevistados em 2010 acreditam que Deus guiou o processo pelo qual os humanos se desenvolveram nos últimos milhões de anos a partir de formas de vida menos avançadas. Já 16% acreditam que nós somos fruto de uma evolução de milhões de anos que não teve o envolvimento divino.


Comparativamente, o número dos que acreditam na evolução, sem interferência divina, aumentou nos últimos anos. Desde 1982, quando a primeira pesquisa do Gallup foi feita, ele passou de 9% para 16%.


No mesmo período, esta é a menor porcentagem de americanos que acredita que Deus criou o homem da forma como ele é. Em 1982, foram 44%; houve um pico em 1993 e 1999 de 47% e, hoje, são 40%. Já a teoria de que os homens evoluíram ao longo de milhões de anos com ajuda de Deus não teve muitas alterações: em 1962, os mesmos 38% acreditavam nela.


A pesquisa da Gallup revela que a maioria dos americanos acredita em Deus, sendo que 85% têm alguma identidade religiosa. Não é surpreendente, portanto, que 8 em cada 10 americanos acredite que a origem humana envolva alguma ação Divina – seja criando os humanos como descrito no livro do Gênesis, seja guiando o processo evolutivo. Segundo o Gallup, o que surpreende os cientistas é que 40% das pessoas acredite na primeira opção.


Comparando os números com as pesquisas anteriores, fica claro que essas opiniões estão basicamente estáveis nos últimos 28 anos. A visão criacionista declinou levemente, porém as variações são bastante pequenas.


A pesquisa da Gallup foi feita entre 10 e 12 de dezembro, com uma amostra aleatória de 1019 adultos, acima de 18 anos, vivendo nos Estados Unidos continental. Sua margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Nota: Os resultados da pesquisa não me surpreenderam em nada, já esperava devido a pesquisas anteriores que o a porcentagem de Criacionistas era cerca de 40%. O que surpreende-me é que os cientistas é quem ficaram surpreendidos com este resultado. Mais uma vez este grupo de cientistas evolucionistas percebem que a sua teoria está longe de ser aceita pela maioria e com certeza muito mais longe também de explicar a origem da vida de maneira plausível.

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço para comentários - é proibido:

-Agressão verbal
-Propaganda
-Desrespeito

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More