sexta-feira, 16 de julho de 2010

No que você tem fé?

Muitas teorias existem para tentar se explicar como tudo se originou. Para que você aceite a qualquer destas teorias é necessário: FÉ. Isto porque nenhum de nós estava aqui quando tudo se iniciou. Independente do que você acredite, seja esta uma teoria com alguns fundamentos ou não, você necessitará de fé para crer em qualquer uma delas.

Em uma palestra do PhD William Lane Craig, este faz uma afirmação muito importante: “Talvez nós devêssemos acreditar em Deus com base no argumento cosmológico, ou argumento ontológico, ou o argumento moral ou mesmo acreditar baseado em nenhum argumento.

É claro que isso não significa abandonar a razão e negar as evidências cientificas, entretanto isto significa que não se deve ficar refém das descobertas cientificas para que possamos compreender este e outros mistérios, afinal crer em Deus exclusivamente por base de argumentos científicos é uma tolice. Isto não quer dizer que vamos ignorar as evidências encontradas a favor do Criacionismo, entretanto basear a fé em Deus em cima destes não é racional.


Acreditar na existência de Deus e na veracidade literal de Gênesis não pode ser apenas fundamentado em algum argumento, afinal devemos acreditar em Deus independentemente da ciência ou de qualquer outro meio.
O que significa que exatamente NADA que a ciência venha a descobrir deve nos fazer negar a existência de Deus e o papel dEle como Criador, e isto não significa ignorar a ciência, mas saber que esta tem limites e erros e por isso não se pode depositar exclusivamente sobre esta toda nossa confiança e fé, fazendo assim da ciência um dogma.

Existem inúmeras pessoas que ao verem qualquer manchete nos jornais a respeito de descobertas cientificas dão uma enorme credibilidade a tal acontecimento sem ao menos questionar se este pode ser uma farsa ou simplesmente um erro, essa crença indiscriminada sobre os cientistas é algo extremamente grave. Esta fé posta sobre a ciência como esta sendo algo incontestável tem levado a muito a acreditarem em coisas muita das vezes absurdas.

A palavra fé tem origem do Latim fides, que significa: fidelidade. Sendo assim, no que você prefere depositar a sua fé hoje? Para quem você quer ser fiel? Nas falhas tentativas humanas de compreender a vida ou em um Deus que o ama e o quer bem?
Fé não é negar a razão ou vise-versa e sim como dito por Agostinho “A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.”.

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço para comentários - é proibido:

-Agressão verbal
-Propaganda
-Desrespeito

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More