terça-feira, 13 de julho de 2010

CHECKMATE: a galinha veio primeiro!

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? A dúvida que serve de inspiração para comerciais e brincadeiras até hoje está perto de ser esclarecida. Pelo menos é o que dizem os cientistas da Universidade de Sheffield e Warwich. Conclusões passadas davam conta de que seria o ovo, graças a evolução em que dois animais semelhantes (sem ser galinhas) teriam cruzado e originado um ovo que se tornaria a primeira galinha. No entanto, uma nova descoberta aponta que a galinha veio primeiro. Segundo os cientistas a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desse tipo de ave. Portanto, o ovo só existiu depois que surgiu a primeira galinha. A proteína – chamada ovocledidin-17 (OC-17) – atua como catalisador para acelerar o desenvolvimento da casca. A sua estrutura rígida é necessária para abrigar a gema e seus fluidos de proteção enquanto o filhote se desenvolve lá dentro. A descoberta foi revelada no documento “Structural Control of Crystak Nuclei by Eggshell Protein” – em tradução livre: Controle Estrutural de Núcleo de Cristais pela Proteína da casca do ovo.


Na pesquisa foi utilizado um supercomputador para visualizar de forma ampliada a formação de um ovo. A máquina, chamada de HECToR, revelou que a OC-17 é fundamental no início da formação da casca. Essa proteína é quem transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcita, que compõem a casa do ovo. Dr. Colin Freeman, do Departamento de Engenharia Material da Universidade de Sheffield, constatou: “Há muito tempo se suspeita que o ovo veio primeiro, mas agora temos a prova científica de que, na verdade, a galinha foi a percussora.”


Para o professor John Harding, o estudo poderá servir como base para outras pesquisas. “Entender como funciona a produção da casca de ovo é interessante, mas também pode ser pista para a concepção de novos materiais e processos”, disse ele. “A cada dia a natureza [leia-se Deus] nos mostra suas solução inovadoras para todo o tipo de problema que ela encontra. Isso só comprova que podemos aprender muito com ela”, finalizou o professor.


(O Dia)


Nota: Com todo respeito, me divirto quando vejo certezas darwinistas caírem por terra. Na verdade, é assim que a ciência deve caminhar, mas a teimosia ferrenha com que certos naturalistas defendem suas crenças é um tanto temerária justamente por causa das "revoluções científicas" (Kuhn) que frequentemente lançam por terra paradigmas darwinistas incorretos. Queria ver a expressão no rosto de alguns darwinistas com quem debati tantas vezes esse assunto. Mais: se o ovo depende de uma proteína específica para se formar (deixemos a discussão sobre a complexidade do próprio ovo para outra ocasião), como o primeiro ovo teria se formado no interior da ave? Ponto para a tese da complexidade irredutível. Quanto ao fato de a galinha ter sido criada primeiro, disso os criacionistas já sabiam faz tempo.[MB]


(Criacionismo)


Nota: "Faça pergunta às aves e aos animais, e eles o ensinarão. Peça aos bichos da terra e aos peixes do mar, e eles lhe darão lições. Todas essas criaturas sabem que foi a mão do Deus Eterno que as fez" - Jó 12:7-9

4 comentários:

\o/\o/\o/
Nós já sabiamos disso há muito tempo NADA DE NOVO PARA NÓS!!!
O que deve ter de evolucionistas quebrando a cabeça tentando "explicar" ou então "inventar" um novo argumento não é brincadeira!!!

Fácil Gabi:

Para vc entender o que é um ovo, vc deve ir buscar esse conceito lá nos espongiários, em suas larvas e não na galinha ou na serpente falante do Eden.

Mais uma vez o Michelson comprova sua posição no top-ten dos criacionistas mais desonestos do Brasil.

Podemos considerar que as primeiras espécies a por ovos são os vermes tubelários que lançam óvulos fecundados na água.

Ao que parece, os tubarões inventaram a gravidez, mais tarde imitada por determinadas serpentes e pelos mamíferos (exceto pelos monotrematos que ainda preferem o ovo) e muito provavelmente por alguns de seus antecessores, os répteis sinapsídeos e terapsídeos.

Assim, nem a galinha e nem o ovo merecem destaque nessa discussão e sim os espongiários. A galinha é mero produto de evolução de répteis diapsídeos arcossauros. Observe que estes já botavam ovos.

Dessa forma, a proteína necessária para o ovo da galinha nada mais é que uma mutação de uma outra já anterior que remonta nossos ancestrais mais distantes (aquela galera do Archea e bactéria) a fim de se reproduzirem, seja por divisão celular seja por fazerem sexo (sim, bactérias fazem muito sexo trocando genes com outras, mesmo de espécies distintas - é uma orgia!!!!).

A pergunta feita é a mesma que: quem veio primeiro a placenta ou o bebê? A resposta é claro que foi o bebê, uma vez que uma mutação (causada por alguma praga ou defeito genético) permitiu que óvulos fecundados se desenvolvessem internamente a um ser vivo. Isso se deu lá pelo Devoniano há uns 400 milhões de anos.

Gravidez é uma grande vantagem frente a ovos com casca (de répteis, aves e monotrematos), que são uma excelente vantagem sobre ovos fertilizados em água que precisam de umidade (de peixes, anfíbios, determinados insetos, vermes).

Bem acho que as perguntas que atormentam tanto a o Michelson e aos cria-burricionistas desonestos foram sanadas.

Leia isso

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/01/extino-permo-trissica-grande-morte.html


e para aprender sobre sexo os 19 posts que começam com este:

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/09/o-misterio-do-sexo-parte-1.html

Assim, vejam as descobertas com reservas e procure entender o que veio antes delas.

Lembre-se quem veio antes a placenta ou o bebê?

A galinha, e o ovo não são evidência alguma da veracidade do criacionismo, mas sim demonstram como podem ocorrer mutações que estabelecem vantagens a determinadas espécies, como por exemplo um ovo de casca quase que impermeável que não perde suas propriedades se deixado em ambiente seco.

Isso possibilitou a conquista da terra firme longe da água.

Assim, temos mais um mito derrubado.

100 para a ciência e zero para o designer, deus, diabo, dentre toda a classe de seres míticos.

"...uma nova descoberta aponta que a galinha veio primeiro. Segundo os cientistas a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desse tipo de ave. Portanto, o ovo só existiu depois que surgiu a primeira galinha.* A proteína – chamada ovocledidin-17 (OC-17) – atua como catalisador para acelerar o desenvolvimento da casca. A sua estrutura rígida é necessária para abrigar a gema e seus fluidos de proteção enquanto o filhote se desenvolve lá dentro."

* Eu não sabia que só galinha é ovípara.

Caro amigo Luis,
o termo "Ovo" neste texto tem referencia ao ovo da galinha e não abrange a todas as especie oviparas.

Postar um comentário

Espaço para comentários - é proibido:

-Agressão verbal
-Propaganda
-Desrespeito

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More